Como controlar seu feed no Facebook (e ainda educar seu cliente para ver seu conteúdo)

Como controlar seu feed no Facebook

Você sabia que é possível controlar seu feed no Facebook? Sim, você pode escolher o que quer ver primeiro, o que não quer ver e ainda, durante a sua navegação, optar por ver menos conteúdo de alguma página ou pessoa.

É o fim do mito de que você é um ser humano controlado pelo algoritmo do Facebook!

É claro que a rede social estabelece regras para aquilo que aparece na sua página. Caso contrário, além da bagunça, alguma pessoa ou empresa que postasse muito conteúdo diariamente iria praticamente saturar o feed de todos os seus seguidores.

Mas é um erro acreditar que você é obrigado(a) a ver apenas aquilo que a rede escolhe lhe mostrar. Aprenda a seguir como controlar seu feed no Facebook e, a partir disso, saiba como educar o seu público para ver o que você posta.

O que é o feed e como ele é criado?

O feed – ou feed de notícias – é aquela coluna central da sua página onde as publicações vão sendo atualizadas constantemente com postagens suas, dos seus amigos, páginas que você segue e também as que anunciam na rede.

É importante entender como o feed é construído. Esta é uma das principais dúvidas sobre o Facebook e sempre vira motivo de desconfiança quando alguma mudança é anunciada.

Adam Mosseri, o responsável por este setor na empresa, fez um vídeo, publicado em outubro de 2017, onde explica como é selecionado o conteúdo que cada um visualiza quando acessa a rede social.

Segundo ele, o feed é resultado do trabalho do algoritmo (que, de forma simplificada, podemos entender como uma fórmula) criando um ranking das informações contidas na sua página – e a sua relação com elas – para tentar adivinhar o que você pode gostar de ver.

Em resumo, o sistema analisa suas informações e também suas interações na rede para colocar no seu feed posts que, segundo o ranking criado, ele supõe que você queira ver.

Por ter tantas informações suas, o Facebook também consegue listar seus interesses específicos. Eles podem ser selecionados pelas empresas quando estas vão anunciar na rede. Esta é a razão pela qual os anúncios que você vê, em geral, são de produtos que, realmente, você poderia comprar.

Em janeiro, Mark Zuckerberg, criador da rede social, anunciou que o feed passaria por algumas mudanças este ano. Para privilegiar as interações pessoais – os posts de amigos e familiares – as informações de negócios e conteúdos jornalísticos começaram a aparecer menos no feed de um modo geral.

Empresas e, principalmente, veículos de comunicação, criticaram bastante a decisão. A tendência é que fanpages, principalmente aquelas com pouca interação, quase não sejam vistas de forma orgânica, a não ser que os usuários queiram. É aí que entra a administração do feed!

Assuma o controle do que você vê

Você tem amigos no Facebook, curte páginas e participa de grupos. O conteúdo que você vê no seu feed vem destas fontes, das suas postagens e também dos anúncios feitos por empresas.

Ao contrário do que muita gente pensa, não é preciso adotar uma postura passiva e ver apenas aquilo que o algoritmo entende que é o que você quer.

Quer ver mais um conteúdo?

Se você gosta do que uma fanpage ou pessoa posta você pode escolher:

  • Ver primeiro

Quando opta por isso, os posts da fanpage ou pessoa aparecem no topo do seu feed. Simples assim! Para escolher basta clicar no botão Seguir (ou Seguindo, se já for o caso) e optar por Ver Primeiro.

  • Acompanhar as notificações

Quando curte uma fanpage você pode escolher como vai receber as informações dela clicando em Notificações. O padrão é um total de até 5 por dia, mas você pode optar também pelos destaques sugeridos pela página.

Você pode também receber notificações sobre um post específico clicando nos 3 pontinhos do canto direito da publicação e escolhendo esta opção. Assim, saberá tudo o que está sendo comentado sobre ela.

  • Melhores amigos

Você tem a opção de marcar uma pessoa que já segue e receber todas as notificações dela. Basta clicar no botão Amigos e escolher a opção Melhores Amigos (uma estrelinha aparecerá na frente do botão depois).

Não quer ver mais um conteúdo?

Caso não deseje ver o que uma fanpage ou pessoa posta, você pode fazer algumas escolhas:

  • Deixe de seguir

Basta clicar no botão Seguir (ou Seguindo) e fazer a opção. Você deixa de ver o conteúdo postado no seu feed. No caso de amigos, a amizade não é desfeita, você apenas não vê o que a pessoa publica.

  • Oculte a publicação

Você tem opções sobre os posts (até anúncios) clicando nos 3 pontinhos do canto direito superior deles. Caso não queira ver algum, opte por Ocultar Publicação. Ele sai do seu feed e o Facebook entende que você quer ver menos conteúdo como aquele.

  • Dê um tempo de um mês

Ainda nos 3 pontinhos, há a opção Colocar (tal pessoa) em Modo Soneca por 30 dias. A amizade não é desfeita, mas por um mês você não verá o que ela posta.

Muitas destas opções também podem ser acessadas no menu da sua timeline. Escolha Preferência do Feed de Notícias e customize por lá o que você quer ver. Caso surja alguma dúvida, a Central de Ajuda do Facebook é um lugar seguro para buscar soluções.

Use estas opções a seu favor e ganhe audiência

Você percebeu como, na prática, está nas mãos dos usuários do Facebook escolher o que querem ver? Viu também como o fator que pode definir esta escolha é o conteúdo postado?

A partir disso, você deveria tomar duas decisões importantes para manter o seu público fiel e interessado no que você posta:

  • Alimentar seus seguidores com conteúdo de qualidade;
  • Ensinar como é possível receber o seu conteúdo no feed.

Veja como fazer isso:

Faça postagens relevantes

Conteúdo é a chave para o sucesso. Por mais que existam ferramentas, aplicativos, plataformas de automação, tudo isso não faz sentido se o que você entrega não é bom para quem vê.

O fato é que o as pessoas, de modo geral, não admiram a parte técnica do digital. Há pouca relevância na postagem automática, no chatbot imediato e no e-mail que todos os dias chega no mesmo horário. A valor está na postagem que traz alguma informação que a pessoa precisa, no chatbot que além de atender resolve problemas efetivamente, e no e-mail que entrega algo útil.

Por isso, produza e publique conteúdo que informe, eduque ou ajude de alguma forma o seu público. Pode ser leve, divertido. O importante é que seja bom para quem recebe.

Você deve sempre buscar interação. Isso não quer dizer likes e coraçõezinhos no seu post – isso tem pouco valor. Pense que cada     post é uma conversa aberta com que o recebe. Ele deve estimular o desejo de comentar, de compartilhar.

Varie os formatos: texto, foto, vídeos (gravados e ao vivo), gifs, gráficos. Conhecendo o seu público você vai saber avaliar melhor o que ele quer ver e em que formato.

Eduque o público a controlar seu feed no Facebook

Agora que você já sabe como controlar seu feed no Facebook, é hora de ensinar isso para as pessoas que seguem sua fanpage.

Como? Através de postagens informativas, de artigos como este que você está lendo, em um vídeo curto ou mesmo pessoalmente. O importante é que a pessoa saiba que ela pode escolher ver seu conteúdo primeiro, no topo do feed. Se ela já curte o que posta, esta informação vai ser um presente.

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Gustavo Cândido