Na última quinta-feira, o CEO e co-fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, divulgou em seu perfil mudanças que ocorrerão no feed de notícias da rede social. Elas impactam diretamente a maneira como as páginas de negócios divulgam o seu conteúdo. Segundo Zuckerberg, o objetivo da empresa é resgatar a função inicial da rede de conectar pessoas.
No comunicado oficial à imprensa, o gerente de produto do Facebook, Adam Mosseri, explica que nos próximos meses serão feitas atualizações para que os usuários vejam mais assuntos que estimulem engajamento entre as pessoas.
Terão privilégio no feed os conteúdos que motivem diálogos e interações significativas. “Vamos priorizar posts com os quais você possa querer interagir com amigos. Esses são posts que inspiram conversas nos comentários e posts que você possa querer compartilhar e reagir”, escreve Mosseri.
Também devem aparecer primeiro no feed os posts de familiares e amigos que são, naturalmente, as pessoas com as quais os usuários mais dialogam.
Páginas perderão espaço
Com as atualizações, perderão espaço os conteúdos públicos em geral. Páginas de empresas, marcas e veículos de comunicação serão as mais impactadas. Elas não deixarão de aparecer, mas sempre estarão por último no feed de notícias a não ser que o usuário que queira acompanhar todos os posts use a opção Ver Primeiro.
“O impacto irá variar de Página para Página, considerando fatores como o tipo de conteúdo produzido e como as pessoas interagem com ele”, explica Mosseri. Isso significa que Páginas com as quais o público já interage naturalmente hoje sentirão menos as mudanças do que aquelas cujos posts não possuem reações ou comentários.
O que vai aparecer primeiro
As Páginas que devem aparecer mais para cima no feed, de acordo com o comunicado do Facebook, são aquelas cujos posts estimulam a conversa entre as pessoas.
São citados como exemplos de conteúdo positivo: vídeos ao vivo feitos na plataforma, as notícias que podem iniciar conversas e as novidades dos negócios locais que se conectam com suas comunidades.
O texto de Mosseri parece dar uma pista de que os vídeos ao vivo devem ganhar espaço. “Vídeos Live têm, em média, até seis vezes mais interações do que vídeos on demand. Muitos criadores de vídeos geram discussões entre seus seguidores quando publicam o conteúdo no Facebook”, diz.
Conteúdo é a chave
O Facebook quer estimular a interação genuína entre os seus usuários. Em dezembro, a rede social já havia divulgado a notícia de que rebaixaria no feed os posts com pedidos de comentários ou reações. Chamados de posts “isca”, eles são considerados “estratégias maliciosas para aumentar o engajamento”, pela empresa.
Em outras palavras, o conteúdo é, mais uma vez, a resposta quando a pergunta é como evitar desaparecer do feed. Postar assuntos de pouco interesse público, muitos anúncios e vídeos de outras plataformas não deve mais trazer resultados de forma orgânica.
A estratégia de conteúdo de quem quiser engajamento no Facebook deverá ser baseada cada vez mais em temas que sejam relevantes para o público, que façam diferença em suas vidas.
Dicas para engajar no Facebook
As atualizações anunciadas na última quinta devem acontecer ao longo de meses, mas quem não quer perder espaço na rede pode começar já a repensar suas postagens. Algumas dicas para começar:
1. Faça posts que gerem interação
Escolha assuntos relevantes sobre o seu negócio que, naturalmente, estimulem comentários ou compartilhamentos;
2. Crie calls to action inteligentes
Como foi dito acima, o Facebook vai punir posts que pedem ações do usuário descaradamente, sem oferecer nada. Se você divulgar um bom conteúdo é legítimo estimular o comentário, a marcação ou o compartilhamento. Use a criatividade;
3. Use grupos
Grupos são ótimos ambientes para gerar engajamento genuíno, uma vez que as pessoas estão unidas por um mesmo interesse;
4. Marque amigos
Podem ser uma boa maneira de divulgar seu conteúdo e estimular um diálogo;
5. Peça para ser visto primeiro
Esta é uma opção que todos os usuários do Facebook possuem. Peça para aqueles que curtem o seu conteúdo optarem por vê-lo primeiro em seus feeds. É uma garantia que pelo menos parte do seu público verá seus posts.
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