Explor@dor, falta pouco tempo para o ano acabar, ou seja, momento perfeito para começar a planejar 2018.
Como sabemos, o Marketing Digital é sempre cheio de muitas surpresas, com tendências surgindo a todo momento e, para quem quer estar sempre à frente de seus concorrentes, esse timing é extremamente necessário. Por conta disso, precisamos sempre estar atentos para enxergar a oportunidade de adotar essas novidades em nossas estratégias.
Para ajudá-l@ a se manter atualizad@ sobre o que vem por aí, trouxe informações baseadas no estudo da Smart Insights (abordado pelo Blog Inteligência da Rock Content) e reuni 6 tendências do Marketing Digital nas quais você precisa investir no próximo ano. São elas:
1) Integração entre os diferentes canais
Como já sabemos, é de extrema importância unirmos todos os canais trabalhados para as diferentes mídias se conectarem para assim seu consumidor conhecer todo o seu trabalho de uma vez só. Isso não será diferente em 2018.
Essa “conectividade” toda é um trabalho que otimiza a experiência do seu cliente ao acessar seu conteúdo e deve com toda a certeza continuar sendo aplicada não só no próximo ano, mas sempre.
2) Personalização do site da sua empresa pensando na experiência do usuário
A personalização do seu site é o caminho para garantir maior relevância e engajamento.
Um método fácil para revisar seu uso de personalização trazido pelo blog inteligência da RC traz 3 níveis: otimização, que são a fornecimento de experiências estruturadas; segmentação, conteúdos direcionados e especiais para cada público com o intuito de aumentar a conversão e a personalização, que é o uso de Inteligência Artificial para oferecer uma experiência individualizada ao usuário (falamos mais sobre a experiência do usuário nesse post aqui).
Partindo disso, o uso de AI será com toda certeza a tendência principal na hora de implementar a personalização.
3) Personalização do E-mail Marketing
As pessoas gostam de se sentir exclusivas não só em relacionamentos pessoais, mas com as marcas também!
Por mais que seja trabalhoso, personalizar sua mensagem pode te dar a chance de oferecer conteúdos ricos ao consumidor e transformar isso em venda ou ele em um fã da sua marca e claro que ano que vem isso se tornará ainda mais importante.
4) Integração de aplicativos de chat em sua estratégia
O crescente uso de aplicativos de mensagens é uma grande tendência para o ano que se inicia. “De acordo uma pesquisa da Ofcom Communications, as audiências móveis são basicamente do Facebook Messenger e do WhatsApp” – Agnes Rabelo, Rock Content.
Com a notícia da fase de teste do WhatsApp Business que promete tornar a vida das agências muito mais fácil ao fornecer conteúdo aos contatos, por que não tentar implementá-lo em sua estratégia? Já que “estima-se que cerca de 98% dos SMSs enviados são abertos e lidos em até 3 segundos”, conta Fernanda Sabola, Senior Product Strategist da Endeavor Brasil.
Além desses dados, segundo Agnes (RC), “hoje os aplicativos de mensagem ultrapassaram a audiência das redes sociais e, segundo uma pesquisa da Take, 70% das pessoas estão começando a preferir conversar por aplicativos de mensagem que por outros meios.” Ou seja, é necessário pensar em como abordar seu público nessas extensões também!
5) Utilização de vídeos em seu plano de Marketing
Antes era conhecido como tendência, hoje é item mais do que necessário em sua estratégia de divulgação sobre um produto/serviço. Eles estão por toda parte, e, grande influência disso vem do Facebook, que aumentou seu tempo de duração dentro da rede social e seu alcance (tanto orgânico quanto impulsionado).
Para termos uma ideia, segundo a Cisco Systems, até 2020 cerca de 82% do tráfego da internet será em vídeos. Fizemos uma matéria falando um pouco sobre as 10 melhores formas de se apresentar uma notícia, acesse aqui.
As tendências levantadas para os vídeos podem ser utilizadas tanto para conteúdos normais quanto para ensino a distância, que está aumentando a cada ano no Brasil. São elas:
- Produção de vídeo em tempo real: analisar as curvas de audiência das lives do Facebook, por exemplo, é uma ação
essencial para conhecer o seu público e a promoção de um conteúdo relevante; - Buscar feedback: usar a inteligência artificial de reconhecimento de face para identificar a expressão e
comportamento dos espectadores ao assistir o seu vídeo; - Realidade virtual: os vídeos podem usar uma visão 360º com óculos de realidade virtual para que as pessoas
possam experimentar sensações sem sair do lugar; - Gameficação: o aprendizado a distância é facilitado com o vídeo gameficado.
Espero que esse mini compilado com as tendências do Marketing Digital para 2018 ajude você e sua empresa a revisarem e abrangerem suas campanhas.
Abraço,
Luisa!
Luisa é do time da Descoberta Digital, agência Bauruense de Publicidade especializada em Marketing Digital de Performance.