Novos dados divulgados pelo Think with Google nos Estados Unidos revelam que mais consumidores estão buscando vídeos para ver os produtos antes de comprá-los. Na verdade, quatro em cada dez usuários do YouTube entrevistados disseram que foram à plataforma para saber mais sobre um item antes de adquiri-lo.
O estudo também falou com vários espectadores do YouTube para perguntar qual a vantagem dos vídeos oferecidos em relação a outros tipos de informações sobre produtos, como revisões de sites e postagens de blog.
A resposta foi clara: eles querem poder ver os produtos em ação. Fundamentalmente, uma postagem de blog sobre o mais recente batom YSL pode não necessariamente conseguir passar a imagem do produto da mesma forma que um vídeo pode.
De acordo com o Think with Google, a audiência dos vídeos do tipo “compre comigo” no YouTube – nos quais os criadores fazem compras em locais como as redes Target e Homegoods e, essencialmente, fazem com que os espectadores praticamente estejam juntos para avaliar produtos – aumentou 1.000% nos últimos dois anos.
Vídeo é uma ferramenta poderosa
“O vídeo combina imagens e narrativas, o que o torna uma ferramenta de compra muito poderosa”, diz Yory Wurmser, analista sênior da eMarketer. “O adulto médio americano gasta 81 minutos por dia assistindo a vídeos digitais. À medida em que o tempo gasto com vídeo aumenta, a sua influência na jornada do consumidor também aumentará “.
“O vídeo desencadeia reações emocionais no consumidor”, acrescentou Serena Ulrich, diretora de mídia social e em desenvolvimento da BusinessWire. “Você pode assistir a um video onde alguém está experimentando um novo vestido ou colocando uma nova peça de roupa e, ao mostrar que a pessoa está curtindo o momento, pode criar e associar emoção à informação”.
Transformando consumidores em compradores
A compra virtual dentro das lojas certamente está se tornando uma grande tendência de omnichannel. Mais varejistas estão aproveitando o vídeo não apenas para mostrar produtos e responder perguntas dos consumidores, mas essencialmente converter consumidores on-line em compradores.
Pesquisas do gen.video e da Geometry Global, que analisaram o impacto do marketing de influenciadores e das mídias sociais sobre o comportamento de compra entre os consumidores, descobriram que mais de oito em cada 10 entrevistados foram influenciados pelo vídeo para comprar um produto. Em comparação, cerca de metade desse número foram conduzidos a uma compra por conteúdo de mídia social em texto.
Artigo escrito por Rimma Kats, publicado originalmente no site eMarketer Retail.