Depois de meses de testes, o WhatsApp Business finalmente está perto de ser lançado no país, revelou a companhia na última semana.
O novo aplicativo, criado especialmente para pequenas e médias empresas, já está em uso para o sistema Android nos Estados Unidos, Indonésia, Itália, México e Reino Unido.
Ele deve estar disponível no mundo todo em até um mês, apenas neste sistema. Ainda não há informação sobre uma versão em iOS para os produtos Apple.
Segundo a nota oficial do WhatsApp, o Business surgiu para facilitar a vida das pessoas que se conectam com as empresas usando o aplicativo atual.
O app foi criado para negócios do porte de padarias, lojas e consultórios e, no Brasil, permitirá que todos os profissionais que estão no programa de MEI (Microempreendedor Individual) possam ter um perfil empresarial.
O que o WhatsApp Business tem de diferente?
O novo aplicativo de negócios vai ser gratuito para download e conservará as ferramentas atuais de mensagens. Nele será possível criar um perfil da empresa com endereços físico e virtual (site oficial) e e-mail.
Para se cadastrar, a empresa precisará de uma linha telefônica que não esteja vinculada a nenhuma outra conta de WhatsApp. Caso o smartphone seja dual chip, será possível manter uma conta normal em um número e a conta Business no outro.
O aparelho deve ter o sistema Android, mas o aplicativo poderá ser usado também no computador. Neste caso, utilizando um meio parecido com o atual WhatsApp Web, que permite o envio e recebimento de mensagens pelo desktop.
App terá dados para analisar e permitirá chatbots
Uma das grandes novidades anunciadas para o WhatsApp Business são as estatísticas que o aplicativo fornecerá. As empresas poderão monitorar o desempenho das suas mensagens com dados simples que indicarão taxas de envio com sucesso, entrega e leitura.
Outra novidade, é a possibilidade do uso de um chatbot, para o que o WhatsApp chamou de “mensagens inteligentes”. Com ele será possível deixar programada uma saudação, respostas para perguntas mais comuns e avisos caso o negócio esteja fechado por causa do horário.
Aplicativo deve ter contas “Confirmadas”
Segundo o WhatsApp, a companhia quer que seus usuários saibam que estão falando com empresas reais e legítimas. Para garantir isso, vai autenticar as contas que tiverem suas linhas verificadas como sendo realmente empresariais. Serão as contas “Confirmadas”.
Até que esta verificação aconteça, a empresa terá uma conta Business simples. Não haverá diferença nas funções, será apenas uma forma do usuário saber que a conta é realmente “a oficial” da empresa.
É a mesma lógica dos selos azuis usados no Instagram e Twitter.
WhatsApp Business pode ter serviço pago no futuro
Em entrevista ao site da Exame, a gerente de comunicação do WhatsApp, Anne Yeh, disse que o aplicativo deve criar funcionalidades especiais para empresas no futuro e cobrar por elas.
Caso isso ocorra, será a primeira vez que a companhia cobrará por seus recursos desde que deixou de cobrar a anuidade de 1 dólar. De acordo com a Exame, o WhatsApp não descarta a possibilidade de permitir a veiculação de anúncios no novo app. Vamos aguardar.
Ainda restam algumas semanas para o WhatsApp Business chegar ao Brasil. Com certeza, o aplicativo vai chacoalhar o mercado das pequenas e médias empresas.
Nós vamos continuar acompanhando para poder contar para você todas as novidades. Siga nosso blog e nossas redes sociais. Curta, compartilhe nosso conteúdo! Semana que vem tem mais!
Gustavo Cândido
Conten | Conteúdo e Comunicação Digital