Pare de falar sobre o seu produto na internet agora!

Calma, ninguém está ficando maluco. É isso mesmo o que você leu. Você deve parar agora de falar do seu serviço ou produto na internet se essa for sua única estratégia online para divulgá-los.

Fazer propaganda da sua empresa o tempo todo pode afastar seus clientes. Esta prática do marketing tradicional funcionou bem no passado, quando todo mundo brigava por espaço para mostrar como eram os melhores do seu ramo, sem se importar com a opinião do cliente.

Isso não encanta mais há algum tempo e você deve mudar imediatamente sua tática para não ficar para trás. Você não quer ser ignorado quando o cliente for fazer uma busca online, quer?

Não fale do seu produto na internet

Veja se você está errando

Falar apenas do seu negócio só é importante para você. Quando você promove apenas o seu serviço ou produto na internet, está abordando temas que não são, necessariamente, relevantes para o seu cliente em potencial. E se algo não é importante para ele, é bem provável que ele não preste atenção. Não é assim quando você está no papel de consumidor?

Então fuja de conteúdos autopromocionais. Além de ser uma estratégia antiga, ela pode espantar as pessoas que querem mais informações sobre um produto e não apenas demonstrações de como ele supera a concorrência.

O seu foco deve estar no potencial cliente, no que ele deseja e no que é preciso para que a sua dúvida ou necessidade seja atendida. O objetivo é estabelecer uma relação na qual ele enxergue a sua empresa como uma referência, um porto seguro, ao qual ele sempre possa recorrer quando tem dúvidas sobre determinado assunto.

Para isso você precisa oferecer, com frequência, conteúdo de qualidade que seja relevante para o seu público-alvo.

Fidelizar é fundamental

Quanto mais a pessoa é nutrida pelo seu conteúdo, mais ela tende a voltar para o seu site ou rede social em busca de informação.

O seu papel é continuar alimentando-a com informação cada vez mais aprofundada para que ela continue voltando e cada vez mais identificando sua empresa como uma autoridade do assunto.

Quanto mais essa relação se aprofunda, maiores as chances de você ganhar um cliente. Neste momento, é possível que a própria pessoa peça informações sobre o seu produto e venda aconteça.

Na pior das hipóteses, seu negócio ganha uma grande divulgadora, o que também possui valor inestimável.

Conteúdo deve ser o seu produto na internet

Para atrair e fidelizar seu público com informação, é preciso planejar que tipo de material e abordagens você deve usar.

Para começar bem, siga estas dicas:

  • Tenha uma estratégia definida, alinhada com o seu negócio, mas que não foque nos seus produtos nem esconda promoções sobre eles no conteúdo;
  • Produza conteúdo que ofereça o conhecimento que a sua empresa gera em forma de posts, infográficos, e-books, vídeos, etc.;
  • Mantenha a regularidade na frequência das publicações;
  • Acompanhe seu público-alvo nesta jornada pelo seu conteúdo, oferecendo material mais elaborado no momento em que ele necessitar mais disso;
  • Só fale do seu produto e mostre casos de sucesso quando sua relação com o cliente em potencial estiver sólida. O e-mail marketing pode ser uma ótima ferramenta nesta fase;
  • Não perca a chance de ouvir seu público e saber o que ele pensa. As redes sociais são fundamentais para isso.

Entendeu porque não deve ficar fazendo propaganda do seu produto na internet? Seu sucesso online pode depender disso! 

Acompanhe o blog da Conten e também nossas redes sociais para saber mais sobre como trilhar seu caminho no mundo online e revolucione seu negócio.

Gustavo Cândido

Conten | Conteúdo e Comunicação Digital